3 Dicas de estudo comprovadas para estudantes
Talvez você tenha sido uma daquelas crianças que não precisava se esforçar muito para tirar boas notas no ensino médio. Você se virava prestando atenção nas aulas e estudando muito na noite anterior a uma prova, apenas para esquecer tudo rapidamente depois.
Mas, agora que você está na faculdade, percebeu que é hora de descobrir maneiras mais eficazes de estudar. Sua futura carreira depende de entender e reter as informações que você está aprendendo agora.
Não sabe por onde começar? Não se estresse.
Compilamos um resumo útil de três estratégias de estudo populares que podem ajudá-lo a aprender mais informações em menos tempo.
3 estratégias de estudo eficazes que valem a pena tentar
Acredite ou não, aprender a estudar é uma habilidade em si.
Não existe um método único, então pode levar algum tempo para encontrar o que funciona melhor para você. Considere estas três estratégias de estudo testadas e comprovadas para estudantes universitários.
Tenha sessões de estudo mais curtas e regulares
Estudar com mais frequência (em vez de uma sessão de estudo de seis horas antes das provas intermediárias) é chamado de prática espaçada. Está cientificamente comprovado que é uma maneira mais eficiente de estudar, pois você aprende mais informações e as retém por mais tempo.
A prática espaçada requer um pouco de matemática no início, mas vale a pena. Primeiro, descubra quanto tempo você planeja estudar e quantos dias você tem até o teste. Se for sua primeira vez, comece pequeno. Tente mapear apenas uma aula ou até mesmo uma única unidade dentro de um curso.
Usando um calendário ou uma ferramenta de gerenciamento de tempo (por exemplo, aplicativo de telefone, programa de computador, planejador diário, etc.), identifique as principais datas para exames e tarefas. Trabalhe de trás para frente e trace um cronograma consistente de sessões de estudo, mantendo pelo menos um ou dois dias entre elas.
Isso é chamado de prática espaçada por um motivo. Leva tempo para criar um bom hábito, então não desista. Talvez você tenha que brincar e tentar iterações diferentes para encontrar o melhor cronograma para suas circunstâncias únicas.
Para dicas mais detalhadas, confira este recurso sobre prática espaçada para estudantes universitários.
Pratique a recuperação de informações de várias maneiras
A prática de recuperação envolve relembrar ou recriar algo que você aprendeu no passado. Não confunda isso com memorizar ou recitar. Basicamente, você precisa “esquecer” a coisa que deseja lembrar e então trazê-la à mente mais tarde.
Vale ressaltar que a recuperação de informações é muito mais fácil de praticar se você já estiver espaçando suas sessões de estudo (conforme explicado acima).
Praticar a recuperação de informações consistentemente e em vários formatos é uma maneira infalível de aprofundar sua compreensão do tópico em questão. Esse processo é muito mais dinâmico e eficaz quando comparado a simplesmente ler o mesmo conjunto de notas algumas vezes. É mais provável que você se lembre das informações — e seja capaz de usá-las no futuro.
Exemplos de técnicas de prática de recuperação:
Pergunte aos seus instrutores se eles têm algum teste prático ou procure por questões práticas no final do seu livro para questões práticas. Certifique-se de não dar uma olhada em suas notas enquanto as completa.
Se você estiver em um grupo de estudo, peça para cada pessoa criar um punhado de perguntas sobre o material e depois troque para que todos tenham a chance de praticar a recuperação.
Flashcards são uma ferramenta clássica para estudantes, mas você deve se esforçar para ir além de uma simples combinação de “termo e definição”. Considere criar seus próprios flashcards usando algumas dessas dicas avançadas de flashcards.
A prática de recuperação também pode ajudar a aliviar a ansiedade do texto, pois a prática pode ajudá-lo a ganhar confiança em sua capacidade de lembrar dados importantes.
Aumente sua compreensão de leitura
Você já tentou ler a mesma página ou capítulo várias vezes sem realmente absorver a informação?
É normal ter mais dificuldade de concentração quando você está cansado, estressado ou distraído. Mas se você geralmente tem dificuldade com a compreensão de leitura (ou quer melhorar nisso), o método SQ3R pode fazer uma grande diferença.
O que é SQ3R, exatamente? Significa “Skim, Question, Read, Recite, Review”. Esse processo de cinco etapas é particularmente útil para livros didáticos, mas você pode aplicá-lo a quase tudo que precisa ler.
Skim: Nesse caso, “skim” NÃO significa folhear páginas e ler trechos aleatórios do que você achar mais interessante. Seu objetivo nesta primeira etapa é obter uma compreensão inicial do assunto em questão.
Ao começar uma nova unidade ou capítulo em seu livro didático, reserve 10 minutos para fazer o seguinte:
- Leia a introdução
- Anote títulos e subtítulos
- Anote todas as imagens, fotos, gráficos, infográficos, etc.
- Digite os resumos dos capítulos
- Descubra se o livro inclui perguntas de estudo ou exames práticos
- Pergunta: Agora, pegue a lista que você acabou de fazer e transforme-a em perguntas.
Digamos que você esteja estudando psicologia e um dos títulos de seu capítulo seja “Behaviorismo“. Você pode transformá-lo em uma consulta como “O que é behaviorismo?”
Nesta etapa, você está preparando seu cérebro para procurar respostas no texto e preencher as informações ausentes.
- Leia: Leia uma seção de cada vez com o objetivo de encontrar respostas para as perguntas que você identificou na etapa anterior. Anote também quaisquer perguntas adicionais que vierem à mente enquanto você lê.
- Recite: Após cada seção, pare e lembre-se de suas perguntas. Tente respondê-las de memória. Se não, volte ao texto e encontre as informações de que precisa. Passe para a próxima seção somente quando puder recitar todas as respostas. Faça anotações sobre suas respostas para estudo adicional mais tarde.
- Revisão: Conclua as etapas anteriores para o capítulo inteiro. Quando terminar, volte e revise sua lista de perguntas para ver se ainda consegue responder a todas. Dê uma olhada no livro ou em suas anotações, se necessário.
Conclusão
Assuma o controle do seu aprendizado. Agora que você está armado com algumas estratégias de estudo úteis, pode começar a colocá-las em prática e descobrir o que é mais eficaz para você.
Sabemos que as circunstâncias de cada um são únicas, mas nada deve impedir que você obtenha uma educação de qualidade.
Se você é um aluno que precisa de orientação adicional, pesquise na internet (Youtube) o tema, facilmente voce encontra uma variedade de vídeos e tutoriais abordando assunto que deseja.
Portanto, não subestime o poder dos estudos! Eles podem ser o diferencial que você precisa para alcançar seus objetivos. E para continuar sua jornada de aprendizado, não deixe de conferir mais artigos em ZRmidia.