Como Estudar Efetivamente em Casa

Como Estudar Efetivamente em Casa

Como Estudar Efetivamente em Casa: 7 Dicas Simples

Estudar em casa se tornou a normal e rotineiro nos últimos anos. Seja para provas da escola, faculdade ou para um concurso público, se você é um estudante, certamente estará no meio da preparação.

Mas como você estuda efetivamente em casa quando há tantas distrações em volta?

Como Estudar Efetivamente em Casa

Todos nós procrastinamos, mas quando você está no conforto da sua própria casa, de repente se torna muito mais difícil manter a cabeça baixa e manter o foco. É por isso que nós da ZRMidia reunimos nossas melhores dicas para ajudar você a estudar em casa.

CRIE UMA ROTINA

CRIE UMA ROTINA

Uma das nossas principais dicas de estudo é, antes de tudo, descobrir uma rotina. Isso cria estrutura e ajudará você a priorizar o que é importante.

Crie uma rotina que funcione melhor para você. Por exemplo, se você é mais focado pela manhã, certifique-se de programar seu alarme para tocar bem cedo. Se você trabalha melhor à tarde/noite, crie sua rotina em torno disso.

Todo mundo é mais eficiente em diferentes momentos do dia e se você não tem certeza do que funciona melhor para você.

Se você realmente quer estudar efetivamente em casa, certifique-se de levantar e se vestir. Chega de trabalhar de pijama confortável! Pesquisas sugerem que se preparar e vestir roupas adequadas para o dia aumenta a produtividade e também é ótimo para sua saúde mental.

CRIE UM ESPAÇO DE ESTUDO

Outra principal maneira de estudar é garantir que você tenha uma área dedicada para trabalhar. Coloque uma mesa perto de uma tomada e tente sentar perto de uma janela. A iluminação inadequada aumenta o cansaço, dificultando o estudo.

Você também deve ter certeza de ter uma cadeira de apoio. Ficar sentado no sofá o dia todo fará com que você se sinta lento, e uma cadeira de mesa inadequada acabará machucando suas costas e afetando sua postura.

Seu espaço de trabalho também deve estar longe de qualquer distração, por exemplo, se você tem colegas de casa que ficam em casa o dia todo, escolha uma área onde eles não consigam distraí-lo.

Certifique-se de que a área seja um espaço para estudar em casa e apenas para esse propósito.

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Estudos dizem que a falta de sono pode tornar mais desafiador manter o foco, a atenção e a vigilância. Não é o ideal quando você tem um grande exame para o qual precisa se preparar!

Se você sabe que precisa passar o dia estudando efetivamente em casa, certifique-se de ter uma noite de sono tranquila na noite anterior.

Se você tiver alguma dificuldade para dormir, tome um banho relaxante ou ouça uma música.

Vá para a cama em um horário razoável e certifique-se de guardar todos os dispositivos eletrônicos 30 minutos antes de dormir. Dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite garantirá que seu cérebro esteja totalmente relaxado e pronto para o dia seguinte.

TENHA UM PLANO DE ESTUDOS/SEJA ORGANIZADO

Uma ótima dica para ajudar você a estudar é garantir que você tenha um plano de estudos em vigor. Se você tiver um exame ou avaliação chegando, planeje mais desses tópicos para pesquisar e estudar.

Você também deve garantir que está planejando intervalos para dividir seu dia. Estabeleça metas diárias realistas que sejam alcançáveis.

Criar um plano de estudos com metas inatingíveis só adicionará estresse extra e você acabará desistindo completamente.

DESLIGUE SEU CELULAR

DESLIGUE SEU CELULAR

Quando se trata de estudar de fato, pode haver muitas distrações ao seu redor. A maioria de nós passou uma quantidade infinita de tempo navegando pelas mídias sociais, enviando mensagens no chat em grupo de Whatsapp ou assistindo os últimos vídeos virais do Tik Tok.

Se você é alguém que se distrai facilmente, mantenha seu telefone em uma sala separada de onde você está estudando.

Você pode até desligar seu telefone para evitar a tentação de verificar qual foi a última notificação que você ouviu.

Certificar-se de que todos os dispositivos eletrônicos, além do seu notebook, estejam fora do alcance ajudará você a estudar efetivamente sem distrações desnecessárias.

SEJA PRO ATIVO

Manter-se ativo pode estimular seu cérebro e mantê-lo energizado durante todo o dia. Se você já é uma pessoa ativa, ótimo! Continue com o bom trabalho. Se você se identifica como uma pessoa um pouco sedentário, então há maneiras simples de começar.

Por exemplo, faça uma pausa de meia hora nos estudos para dar uma caminhada e aproveitar o ar livre.

Ou se você quiser começar a se exercitar, a maioria das academias oferece uma assinatura de estudante e tem aulas disponíveis.

ENCONTRE SEU RITMO

ENCONTRE SEU RITMO

Este é um pouco complicado quando se trata de estudar efetivamente em casa. As pessoas geralmente se dividem sobre se a música pode ajudar a manter o foco ou não. Algumas pessoas acham que são mais eficientes quando estão em silêncio. Outras acham melhor quando têm música tocando ao fundo.

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de silêncio, mas também não consegue se concentrar com música, o Spotify tem algumas ótimas playlists disponíveis que recriam ruídos de fundo do dia a dia. Pense no ambiente de uma cafeteria.

CONCLUSÃO

Estudar em casa oferece desafios únicos que exigem motivação e adaptação às suas necessidades individuais. Com as dicas apresentadas, esperamos que você encontre um método que funcione para você e maximize seu aprendizado.

Recapitulando, nossas principais dicas para estudar em casa são:

  1. Crie uma rotina
  1. Crie um espaço de estudo
  1. Tenha uma boa noite de sono
  1. Tenha um plano de estudo/seja organizado
  1. Não fique com seu telefone
  1. Mantenha-se ativo
  1. Encontre seu ritmo

Se você gostou deste artigo, acesse ZRMidia você encontrará muito mais conteúdo relacionado, como priorizar seu bem-estar e como fazer amigos na universidade!