História de Mato Grosso resumo
História de Mato Grosso desde o período colonial
Qual é a historia de Mato Grosso?
As primeiras expedições rumo ao que hoje é o estado do Mato Grosso datam de 1.525 quando Pedro Aleixo Garcia segue para Bolívia permeando os rios Paraná e Paraguai.
Após esse acontecimento, portugueses e espanhóis migram para a região por terem ouvido falar nas riquezas daquelas terras pouco exploradas.
Quem foi o fundador de Mato Grosso?
Em 1718, um bandeirante chamado Pascoal Moreira Cabral Leme subiu pelo rio Coxipó e descobriu enormes jazidas de ouro, dando início à corrida do ouro, fato que ajudou o povoamento da região.
Um ano depois seria fundado o Arraial de Cuiabá que passaria a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Em 1748 seria criada a capitania de Cuiabá.
Quando declarada a independência do Brasil, o governo de D. Pedro I nomeou para Mato Grosso cinco governantes.
Os fatos mais importantes ocorridos nesses anos de 1822 a 1840 foram a oficialização da Capital da Província para Cuiabá e o movimento conhecido como ‘Rusga‘ – movimento nativista de matança de portugueses.
Quem fundou o Mato Grosso?
Em 1734, estando já quase despovoada a Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, atrás dos índios Parecis, descobriram veio aurífero.
O qual resolveram denominar de Minas do Mato Grosso, situadas nas margens do rio Galera, no vale do Guaporé.9 de mai. de 2023.